Dois pesquisadores de Mato Grosso do Sul foram selecionados para participar de um programa internacional de bolsas de estudo no setor agropecuário, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Fundect, e a organização Nuffield. O acordo visa promover a internacionalização da pesquisa e o desenvolvimento de novas práticas agrícolas.
O governador Eduardo Riedel ressaltou a importância da colaboração para o avanço da pesquisa no Estado. “Estamos assinando com a Nuffield um memorando de entendimento onde a Fundect passa a patrocinar e apoiar a internacionalização do Estado através de pesquisa e desenvolvimento mundo afora”, declarou.
Lucas Ingold, pesquisador da Famasul, e João Borges, da UFGD, foram os selecionados para o programa, que terá duração de dois anos. Durante esse período, eles realizarão estudos em diversos países, com o objetivo de conhecer práticas agrícolas inovadoras e aplicá-las no contexto sul-mato-grossense.
O secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette, explicou que os participantes deverão apresentar os resultados de suas pesquisas ao retornarem. “Todos submetem um projeto, com um tópico de pesquisa, e têm a responsabilidade, no retorno, de apresentar esse projeto, os resultados, e trazer para quem financiou as bolsas as informações, os estudos, os benefícios que essa bolsa gerou ao longo desses dois anos de programa”, afirmou.
A Nuffield é uma organização internacional que promove o intercâmbio de conhecimentos no agronegócio, oferecendo programas de educação para jovens profissionais do setor. A parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul busca fortalecer a pesquisa agropecuária e fomentar a adoção de práticas inovadoras no Estado.
Fotos: Bruno Rezende