O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), firmou nesta segunda-feira (21) acordos de cooperação técnica com o objetivo de implementar o Programa Observatório da Cidadania e o Projeto Cidadania 360. A iniciativa busca promover a integração de dados e o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social e econômico da população.
O governador Eduardo Riedel destacou a importância dessas ações durante a inauguração da nova sede da SEC, onde cerca de 100 servidores atuam, incluindo equipes do Ceamca (Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência). Segundo Riedel, a parceria com a universidade é fundamental para aprimorar o planejamento e a execução das políticas públicas. “O conhecimento acadêmico aplicado à gestão pública traz ganhos em qualidade e eficácia nas ações realizadas”, afirmou.
A SEC foi criada em janeiro deste ano e engloba diversas subsecretarias voltadas a políticas públicas para grupos específicos, como mulheres, povos originários, população LGBQTIA+, pessoas idosas e pessoas com deficiência. A secretária Viviane Luiza ressaltou a importância de garantir que essas políticas sejam acessíveis a todos os cidadãos, principalmente nas áreas de educação, saúde e assistência social.
O Observatório da Cidadania contará com a participação de pesquisadores de diferentes áreas para monitorar e avaliar os dados, com o objetivo de auxiliar os gestores públicos na formulação de políticas mais eficazes. Já o Projeto Cidadania 360 centraliza o compartilhamento de informações para ampliar o alcance das ações da Secretaria da Cidadania.
A visita também contou com a presença de outras autoridades estaduais, como o secretário da Sejusp, Antônio Carlos Videira, e o reitor da UFMS, Marcelo Turine, que também participam dos acordos firmados para otimizar os serviços oferecidos à população.