O prefeito de Camapuã, Manoel Eugênio Nery (PP), foi reeleito neste domingo (6), obtendo 52,86% dos votos válidos, totalizando 4.414 eleitores a seu favor. Nery disputou a eleição com outras duas chapas, sendo sua vitória marcada pela abstenção de 2.580 eleitores, um aumento em relação ao pleito anterior de 2020.
Nery, de 54 anos, é casado e tem ensino superior completo. Ao lado do vice-prefeito eleito, Aloizio Targino Ferreira Conceição (PSDB), de 35 anos, que também possui formação superior, Nery enfrentou Leandro Machado Borges (PSD), que obteve 3.298 votos, e Altmir Abdias Juvencio de Almeida (União Brasil), com 639 votos.
O novo mandato será marcado por desafios administrativos em uma cidade com uma população de 13.583 habitantes, conforme dados do IBGE de 2022. Com uma densidade demográfica de 2,18 habitantes por km², Camapuã possui um perfil demográfico majoritariamente pardo, com 7.612 pessoas se declarando dessa cor ou raça.
A abstenção na eleição deste ano foi similar à de 2020, quando 2.520 eleitores deixaram de votar. Nas eleições de quatro anos atrás, Manoel Nery venceu com 57,15% dos votos, uma porcentagem maior do que a obtida neste último pleito.
O prefeito reeleito e seu vice terão agora a missão de administrar uma cidade em fase de crescimento, buscando atender as demandas de uma população diversa e enfrentar os desafios que a abstenção eleitoral crescente pode trazer para a representatividade e a governabilidade local.