O governo de Mato Grosso do Sul anuncia um projeto pioneiro com a primeira rodovia de concreto do estado, visando atender o setor produtivo e melhorar a segurança viária. A rodovia MS-377 passará por uma restauração completa que não se limitará ao pavimento, mas incluirá a renovação de sinalizações, melhorias na drenagem e a implementação de dispositivos de segurança apropriados.
“Essas medidas integradas garantem não apenas uma superfície de rolamento revitalizada, mas também uma infraestrutura viária mais resiliente e adaptada às crescentes demandas de tráfego”, detalha Dalvim Romão Cezar Junior, diretor de Projetos e Orçamentos da Agesul.
Entre as vantagens do pavimento de concreto estão a durabilidade média de 20 anos, qualidade da superfície, conforto de rolamento, custo inicial competitivo, baixo custo de manutenção, maior resistência ao tráfego pesado e segurança para os usuários. Além disso, a rodovia oferece benefícios ambientais significativos, como resistência ao desgaste, redução no consumo de combustível para os veículos e menor emissão de CO2.
O projeto da nova rodovia está em andamento na Agesul, com a expectativa de licitação até o segundo semestre de 2024. Tecnologias semelhantes já são amplamente utilizadas em países como os Estados Unidos e em várias nações da América Latina, comprovando suas inúmeras vantagens e melhor custo-benefício em comparação ao asfalto.
Informações: Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul
Fotos: Chico Ribeiro