O tradicional panetone, item clássico do Natal, já está disponível nas prateleiras dos supermercados e atacarejos em todo o Brasil, mesmo antes do início de novembro, demonstrando que o produto integra tranquilamente a lista de compras dos brasileiros. Para este ano, o setor está ainda mais otimista para a temporada festiva, considerando o cenário econômico favorável do país, caracterizado pela estabilização de preços, redução da taxa de desemprego e aumento da confiança do consumidor.
Pesquisa da Kantar, a pedido da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), aponta que cerca de 33 milhões de lares brasileiros consomem em média dois panetones por ano, gerando um faturamento de R$ 725 milhões e um volume de vendas de 42,5 mil toneladas durante o período de novembro de 2022 a janeiro de 2023.
Item presenteável
Além de ser uma iguaria consumida durante as festividades de Natal, o panetone também se estabeleceu como um presente popular. Com uma ampla variedade de opções disponíveis, que vão desde o tradicional com frutas secas até os recheados com chocolate, o panetone oferece uma diversidade de sabores para atender a diferentes preferências.
A pesquisa da Kantar revelou que os canais “presentes” e “atacarejos” se destacaram nas vendas de panetones, com o canal “Presentes” registrando um crescimento de 3,4% em volume, representando mais de um terço do total de vendas. Além disso, 80,7% do volume de vendas corresponderam à versão de 400/500g.
Segundo a coordenadora de Marketing do Fort Atacadista, Rafaellen Duarte, no que diz respeito às preferências de sabor, os panetones tradicionais continuam sendo os favoritos, com destaque para a versão de frutas, que representa mais da metade do total de vendas. Quanto aos panetones recheados, a versão “trufada” emergiu como a mais popular, seguida pela opção de chocolate.
“Historicamente, o panetone de frutas é muito popular e representa boa porcentagem de vendas do produto na época. Porém, o panetone recheado com chocolate, conquistou o paladar de muitas pessoas, especialmente das crianças”, destacou.
Na rede de lojas Fort Atacadista, do Grupo Pereira, os clientes têm acesso a uma ampla gama de opções de panetones a preços competitivos e vantajosas, seja para consumo pessoal, revenda ou presentes. Além de aceitar cartões de crédito de outras bandeiras, a loja oferece o Vuon Card, seu próprio cartão, que pode ser obtido rapidamente em qualquer unidade, exigindo apenas a apresentação dos documentos pessoais.
Em Mato Grosso do Sul são dez unidades do Fort Atacadista: Loja Cafezais, Cônsul Assaf Trad, Coronel Antonino, Getúlio Vargas, Guanandi, Parati, Norte Sul Plaza, Tiradentes, Três Barras e União. No site do Fort Atacadista estão todos os endereços, telefones e horários de funcionamento das lojas disponíveis em: www.fortatacadista.com.br/nossas-lojas/.
Sobre o Grupo Pereira
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 61 anos de história em 2023. Atualmente, conta com 17 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O Grupo Pereira tem mais 113 unidades de negócio, incluindo 29 lojas da rede de supermercados Comper, 56 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), cinco filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 18 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um broker, duas agências de viagens e dois postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 960 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.
O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.
Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.