Ambos os cursos são gratuitos e os interessados devem se inscrever pela Página do Candidato. Para participar é necessário ter ensino médio completo até a data da matrícula. O ingresso está previsto para o primeiro semestre letivo de 2023.
Caso o candidato não tenha acesso à internet, poderá comparecer no Polo UAB Costa Rica, localizado na Escola Municipal Cívico-Militar Prof. Adenocre Alexandre de Morais, de segunda a sexta-feira em horário comercial, para fazer a inscrição.
Neste formato de ensino, os estudantes acompanham as aulas pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA/Moodle), com encontros presenciais as terças e quintas no período noturno.
Cotas – Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.
A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.
Os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração. Assim como os indígenas, que deverão comprovar a etnia.
Seleção – Será feita por sorteio eletrônico no dia 10 de novembro, pelo Cread (Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância). Cada candidato receberá um número de participação no sorteio. A classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.
O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os inscritos, será publicado em 16 de novembro. Já a classificação final do processo seletivo e a primeira chamada estão previstas para 18 de janeiro do ano que vem.
As matrículas da primeira chamada deverão ser feitas de 19 e 27 de janeiro, com início das aulas entre 27 de fevereiro a 4 de março.
Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser enviadas ao e-mail cursos.ead@ifms.edu.br.