A primavera começa oficialmente na próxima quinta-feira, 22 de setembro e, como característica da estação, deve deixar os dias mais longos, quentes e chuvosos em Mato Grosso do Sul. De acordo com Natálio Abraão, da estação meteorológica da Uniderp/Anhanguera, a população pode se preparar para a chegada de outubro, o mês mais quente do ano.
As temperaturas máximas devem ultrapassar os 39°C nas regiões leste e oeste do Estado em outubro, enquanto na região norte as máximas devem ser de 1°C a menos que as demais. No centro-sul há maior possibilidade da ocorrência de massas de ar frio não muito intensas. De modo geral, o Estado terá temperaturas acima dos 33°C durante a primavera.
É característico da estação a ocorrência de pancadas de chuva no fim da tarde, por vezes acompanhadas de raios e trovões, podendo ocorrer enchentes e inundações. Além de fortes rajadas de ventos, é comum a ocorrência de queda de granizo. Em setembro, as chuvas devem ficar abaixo da média, com maiores períodos de estiagem.
Mais chuva no Estado
A partir da segunda quinzena de outubro, a ocorrência de chuvas se normaliza no Estado. Em novembro aumenta a possibilidade de enchentes, com chuvas acima da média nas regiões central, sul e sudoeste. Períodos longos de estiagem e baixa umidade são menos comuns durante os três meses da primavera no Estado.
É importante redobrar os cuidados com a exposição ao sol neste período, devido à elevação máxima dos raios ultravioletas. Mesmo em dias nublados, a incidência dos raios UV são altas e podem causar danos à saúde humana. Importante evitar a exposição ao sol entre as 10h e 15h, usar protetor solar e óculos de sol para se proteger.