Eleitores de Mato Grosso do Sul – e mais outros cinco Estados – precisam estar atentos ao relógio no dia 02 de outubro, isso porquê o horário para votação foi adiantado em uma hora, com os portões das zonas eleitorais abertos entre 07h e 16h.
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, nesta votação de 2022 o fuso horário de todo o país seguirá o de Brasília e, com isso, os 27 Estados da Federação votarão em horário uniformizado.
Vale ressaltar que, essa “uniformização nacional” foi decidida ainda em 2021, no mês de dezembro pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral.
Além de Mato Grosso do Sul, cinco Estados encontram-se na mesma situação de votar entre 07h e 16h, sendo eles:
- Amazonas,
- Rondônia,
- Roraima,
- Mato Grosso e
- Pará
Diferente desse adiantamento, para eleitores do Acre a votação começa duas horas mais cedo, enquanto que Fernando de Noronha é a única unidade que votará uma hora mais tarde.
Por isso, o TRE-MS e Justiça Eleitoral recomendam que, cada eleitor consulte de forma antecipada, para que transtornos seja evitado no dia da “festa da democracia”.
Eleições MS
Segundo o TRE-MS, nas eleições de 2022, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso do Sul contará com mais de 28 mil mesários e, dos mais de 26 mil convocados até essa última semana de agosto, o Tribunal aponta que pelo menos metade é formado por cidadãos voluntários do Estado.
Ainda, toda essa equipe será treinada até o dia 1.º de outubro. Importante frisar que essa capacitação pode ser feita de forma presencial, pelo aplicativo Mesário ou pelo site do TSE.
Fonte: Correio do Estado