A Câmara Municipal de Costa Rica sediou, nesta terça-feira (15), uma audiência pública com o tema “Autismo e Inclusão: desafios e caminhos para uma sociedade mais acessível”. A iniciativa, realizada em parceria com a Associação de Mães e Amigos Atípicos de Costa Rica (AMAACRI) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local, faz parte da 1ª Semana de Conscientização sobre o Autismo no município.
O evento teve como objetivo sensibilizar a população e os gestores públicos sobre os direitos das pessoas autistas, além de discutir experiências de inclusão nas áreas de educação e saúde, tanto em instituições públicas quanto privadas.
A programação da semana inclui workshops, rodas de conversa, caminhadas e entrevistas em rádios locais, visando ampliar o debate sobre o autismo e promover a inclusão social.
A vereadora Evair Gomes Nogueira, presidente da Comissão de Educação, Assistência Social e Políticas Públicas para as Mulheres, ressaltou a importância da participação da comunidade: “É fundamental que todos se envolvam e contribuam para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acessível.”
Em março, a Câmara Municipal aprovou o projeto que declara de Utilidade Pública Municipal a AMAACRI. Além disso, foi assinado o repasse de R$ 57 mil em emendas parlamentares para a associação, demonstrando o compromisso do legislativo com a causa autista.