O município de Costa Rica garantiu sua presença na 20ª Mostra Nacional “Brasil, Aqui Tem SUS” após conquistar o 10º lugar na 10ª edição estadual do evento, realizada na quinta-feira (10), em Campo Grande. O projeto classificado foi “Implantação do Cuidado Farmacêutico ao Paciente com Diabetes”, apresentado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
A mostra estadual ocorreu na Escola de Saúde Pública Jorge David Nasser e teve número recorde de inscrições, com 179 trabalhos enviados por 33 municípios de Mato Grosso do Sul. Os projetos foram avaliados por uma comissão composta por especialistas da UFMS, UEMS, Fiocruz, Escola Técnica do SUS e Secretaria de Estado de Saúde.
Além do projeto premiado, Costa Rica também apresentou outras três iniciativas: o “Projeto Viva em Equilíbrio”, o “Castramóvel” — voltado à castração de cães e gatos machos — e o “Pilates com Reforço à Saúde na UBS”. As propostas foram desenvolvidas por equipes da Secretaria Municipal de Saúde.
O prefeito delegado Cleverson Alves dos Santos e o secretário municipal de Saúde, Daniel Rayckson Lemos Santos, parabenizaram a equipe e destacaram a importância do reconhecimento. A farmacêutica Arielly Souza Mariano Ruano, autora do projeto selecionado, será a responsável por representar o município na mostra nacional, que acontecerá entre 11 e 17 de junho em Belo Horizonte.
Segundo o Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a edição deste ano foi marcada pela alta qualidade dos trabalhos apresentados, com destaque para a atenção básica, que concentrou cerca de 45% das inscrições. A presidente do COSEMS-MS, Josiane de Oliveira, afirmou que esta foi a maior edição da mostra até agora.
As experiências da edição estadual serão reunidas em uma publicação especial da Revista da Escola de Saúde Pública, com o objetivo de compartilhar boas práticas entre os municípios e ampliar o alcance das inovações apresentadas.