O deputado estadual Gerson Claro apresentou uma moção de congratulação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em homenagem a José Eduardo Duenhas Monreal, que assumiu a presidência do Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho para o período 2025-2028. A homenagem destaca a trajetória de Monreal no agronegócio e sua dedicação ao setor.
Monreal, natural de Mirandópolis (SP), mudou-se para Mato Grosso do Sul em 1988. Engenheiro agrônomo, atuou como extensionista rural na antiga Empaer, atual Agraer, desenvolvendo projetos de irrigação e nutrição animal. Atualmente, é produtor de pecuária de corte e cana-de-açúcar em Deodápolis. Com 18 anos de atuação no sindicato, tem sido uma figura ativa na defesa dos interesses do setor agropecuário.
Em sua gestão, Monreal pretende apoiar os produtores na adaptação a novas oportunidades e na busca por maior competitividade. Projetos como os encontros do Café da Manhã e o Interagro 2025, previsto para junho, continuarão sendo promovidos para fomentar debates e parcerias no setor agropecuário. Além disso, o sindicato manterá colaborações estratégicas com o governo do estado, prefeituras e entidades como Famasul, Senar/MS e ASUMAS, garantindo a capacitação e qualificação de mão de obra para o agronegócio.
O deputado Gerson Claro ressaltou a importância do agronegócio para o estado e expressou confiança na liderança de Monreal para fortalecer o setor, promover a capacitação da mão de obra rural e colaborar com entidades governamentais e do setor produtivo.