Nesta segunda-feira (17), as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul iniciam o período de aulas de 2025. Ao todo, mais de 180 mil estudantes voltam às salas em 348 unidades, após uma fase de planejamento e capacitação direcionada a cerca de 25 mil servidores.
O eixo da Jornada Formativa foi “A Educação começa no cuidado”, destacando a importância de práticas pedagógicas integradas e de acolhimento aos estudantes. Em algumas instituições de Tempo Integral, houve participação ativa de jovens responsáveis por recepcionar novos e antigos alunos.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação, durante 2024, mais de 100 unidades passaram por reformas, contemplando reparos estruturais e ajustes nas instalações hidráulicas e elétricas. Também foi iniciada, ainda em novembro do ano passado, a distribuição dos kits escolares, visando proporcionar materiais de estudo no início das aulas.
Para 2025, a ampliação do Ensino em Tempo Integral representa 15 mil novas vagas, com destaque para o Ensino Fundamental, que recebeu 12 mil dessas oportunidades. A rede estadual alcança 61,2% das escolas na modalidade e pode chegar a 52 mil matrículas em turmas de Ensino Fundamental e Médio.