Mato Grosso do Sul atingiu 554 casos confirmados de dengue até a 5ª semana epidemiológica de 2025, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira, 7 de fevereiro. O estado contabiliza 1.621 casos prováveis da doença, com um óbito confirmado e dois em investigação.
As cidades de Sete Quedas e Inocência destacam-se pela alta incidência de casos nos últimos 14 dias, enquanto Pedro Gomes e Japorã apresentam incidência média. Diante desse cenário, a SES enfatiza a necessidade de intensificar as ações de prevenção, como eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e adesão à vacinação.
Até o momento, 123.907 doses da vacina contra a dengue foram administradas no estado. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de três meses entre elas. O público-alvo são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária com maior índice de hospitalizações pela doença.
No que tange à chikungunya, foram registrados 868 casos prováveis, dos quais 64 foram confirmados, sem registros de óbitos. A SES reforça a orientação para que, ao surgirem sintomas de dengue ou chikungunya, a população busque atendimento médico e evite a automedicação.