O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro, iniciou uma série de visitas aos municípios da região Leste do estado para ouvir as demandas de prefeitos, vereadores e lideranças locais. Na última quinta-feira (23), o parlamentar esteve em Selvíria, reunindo-se com o prefeito Jaime Soares Ferreira, e em Paranaíba, onde se encontrou com o prefeito Maycol Queiroz. Neste sábado (24), Gerson Claro visitará Aparecida do Taboado, dando continuidade às ações de planejamento para o desenvolvimento dos municípios em 2025.
Durante as reuniões, o deputado reforçou a política municipalista defendida pela ALEMS, enfatizando a importância de fortalecer e promover o crescimento das cidades sul-mato-grossenses. Ele destacou o papel da Assembleia Legislativa em intermediar as demandas municipais junto ao Governo do Estado, viabilizando projetos essenciais para a população.
“É uma característica minha ouvir a população, através das lideranças, visitando os municípios. Porque quando a gente vai no local, a gente consegue sentir mais a realidade e as necessidades para então levar as demandas para o Executivo. Essa é a essência da política”, afirmou Gerson Claro.
Em entrevista, o presidente da ALEMS apontou alguns dos assuntos que estarão em debate no retorno dos trabalhos legislativos, a partir de 3 de fevereiro. Entre eles, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que destina 0,5% da receita tributária do Estado para investimentos em ciência, tecnologia e inovação, de autoria do deputado Londres Machado.
Outro tema que deve gerar ampla discussão é o projeto que prevê a terceirização de serviços auxiliares nas unidades hospitalares públicas, como lavanderia, cozinha, segurança e hotelaria, mantendo a gestão pública responsável pelo atendimento à população.
Gerson Claro prevê ainda debates sobre questões envolvendo a pesca, como a proibição da pesca do dourado e ações para equilibrar as demandas do setor pesqueiro com o potencial turístico da região.
“São debates complexos que exigem consenso, por conta dos diferentes interesses, e a Assembleia será o espaço onde essas questões serão debatidas de forma ampla, buscando soluções que atendam ao melhor interesse de todos os segmentos da sociedade”, garantiu o parlamentar.
Na presidência da Assembleia, Gerson Claro pretende realizar ainda este ano um concurso público no Poder Legislativo. “Estamos preparando um concurso essencial para substituir profissionais que estão próximos da aposentadoria e fortalecer o nosso quadro técnico”, confirmou o deputado, lembrando que o último concurso foi realizado em 2016. “É imprescindível que façamos essa atualização para garantir um serviço público de qualidade”, argumentou.