O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) prevê chuvas diárias acima de 40 mm entre 31 de dezembro e 2 de janeiro em Mato Grosso do Sul, acompanhadas por tempestades com raios e ventos que podem superar os 60 km/h. O estado deve enfrentar uma virada de ano marcada por condições climáticas adversas.
As chuvas são causadas pela combinação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai e a Argentina, transporte de umidade e calor, além do aquecimento diurno e movimentação de cavados em médios níveis da atmosfera, favorecendo a formação de instabilidades.
Nas regiões sul, leste e sudeste, as temperaturas devem variar de 21°C a 34°C. O bolsão e o norte do estado terão mínimas entre 21°C e 24°C, e máximas de 30°C a 33°C. Já no Pantanal e sudoeste, as máximas podem chegar a 37°C. Em Campo Grande, os termômetros registrarão entre 22°C e 32°C.
Os ventos predominantes do quadrante norte devem atingir velocidades de até 60 km/h. As rajadas mais fortes estão previstas para áreas com maior concentração de tempestades, elevando o risco de quedas de árvores e outros danos.
Diante do cenário, o Cemtec recomenda que a população planeje com cautela as comemorações de Ano Novo. Festividades ao ar livre podem ser prejudicadas pelas condições de tempo instável, que devem se intensificar principalmente na noite do dia 31 e no feriado do dia 1º de janeiro.