Em operação realizada na noite de quinta-feira (19), a Polícia Militar Rodoviária (PMR) apreendeu 551,9 kg de cocaína em um depósito localizado em Ponta Porã, município sul-mato-grossense na fronteira com o Paraguai. A droga está avaliada em R$ 41 milhões.
A ação teve início após denúncia anônima sobre movimentação suspeita no local. Ao chegarem ao endereço, os policiais identificaram um casal desembarcando de um Citroen C3. O motorista do veículo tentou evadir-se em direção ao Paraguai, mas foi capturado posteriormente.
No interior do depósito, foram encontrados diversos tabletes de cocaína, totalizando 551,9 kg. O casal, proveniente de Avaré, São Paulo, confessou ter sido contratado para embalar e transportar a droga, alegando desconhecer o destino final do entorpecente.
Esta apreensão ocorre em um momento de intensificação das ações de combate ao tráfico de drogas no estado. Conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), houve um aumento de 30% nas apreensões de entorpecentes em Mato Grosso do Sul em 2024, com mais de 525 toneladas interceptadas entre janeiro e novembro.
As autoridades atribuem esses resultados à ampliação da integração entre as forças de segurança e aos investimentos em tecnologia, que têm aprimorado as operações na região de fronteira.