O Mato Grosso do Sul terá um fim de semana com tempo instável e previsão de chuvas frequentes, variando entre fracas e moderadas em várias regiões. O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) informou que o fenômeno está relacionado à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica formado sobre Argentina e Paraguai, aliado ao avanço de uma frente fria e um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera.
As temperaturas devem seguir típicas para o período, com mínimas entre 21°C e 26°C e máximas alcançando até 34°C. Na capital, Campo Grande, os termômetros devem variar entre 22°C e 31°C. No bolsão e norte do Estado, os registros máximos devem ficar entre 30°C e 33°C, enquanto no Pantanal as máximas podem chegar a 34°C.
Os ventos, predominantemente do norte, devem soprar a 40 a 60 km/h, mas as rajadas podem ultrapassar essa marca, principalmente durante as tempestades que podem ocorrer no período da tarde e noite. O Cemtec alerta para a possibilidade de descargas elétricas e rajadas intensas, especialmente no domingo, com a intensificação do calor e da umidade.
No domingo, o tempo deve apresentar alternância entre sol e aumento de nebulosidade. O deslocamento da frente fria favorecerá chuvas isoladas em parte do Estado, podendo resultar em tempestades pontuais em algumas localidades.
Diante das previsões, a orientação é que a população evite áreas abertas durante tempestades, fique atenta a possíveis interrupções no fornecimento de energia elétrica e redobre os cuidados em deslocamentos por rodovias.