O clima de Mato Grosso do Sul nesta última semana da primavera será de calor intenso e pancadas de chuva isoladas, segundo previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação, que se encerra oficialmente no sábado (21) às 5h21, terá temperaturas que variam entre 17°C e 38°C, mantendo o tempo abafado em boa parte do Estado.
Nesta segunda-feira (16), o dia será ensolarado em grande parte do território sul-mato-grossense, mas o avanço de uma frente fria deverá intensificar as precipitações em algumas áreas. Um alerta de perigo potencial foi emitido para chuvas que podem chegar a 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h em municípios da região norte.
De acordo com o Climatempo, as pancadas de chuva serão causadas pela circulação de ventos em altos níveis da atmosfera, que, somados à chegada da frente fria, favorecem a formação de instabilidades. Apesar disso, o fenômeno não terá impacto na queda de temperaturas, que seguirão elevadas durante a semana.
Campo Grande deve registrar mínimas de 18°C e máximas de 35°C, com previsão de chuvas esparsas até quinta-feira (19). Em Corumbá, as máximas devem atingir 38°C, com sensação térmica que pode superar os 40°C, além de precipitações previstas durante toda a semana.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), as chuvas no trimestre dezembro-janeiro-fevereiro devem ficar dentro da média histórica, com volumes que variam entre 500 e 800 mm, dependendo da região. No entanto, a temperatura deve permanecer acima da média, indicando um verão mais quente em Mato Grosso do Sul.