A Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Mato Grosso do Sul, em conjunto com a Polícia Civil, intensificou as ações de combate a furtos de energia e fraudes na medição em 74 municípios atendidos pela empresa. Atualmente, são identificadas, em média, 100 fraudes diárias no estado, representando um aumento de 60% nas irregularidades em comparação ao ano anterior, apenas no primeiro semestre deste ano.
A Operação Quilowatt, realizada recentemente em Dourados, resultou na condução de cinco suspeitos à delegacia, dos quais quatro foram autuados em flagrante por furto de energia e estelionato. Durante a operação, foram inspecionados 33 estabelecimentos em um único dia, com foco na identificação de discrepâncias nos registros de consumo, utilizando tecnologia avançada e análise detalhada dos dados.
Conforme diretrizes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as distribuidoras devem promover, de forma permanente, ações de combate ao uso irregular da energia elétrica. O coordenador comercial da Energisa MS, Jonas Ortiz, destaca a importância do rigor na fiscalização: “Intensificamos as fiscalizações, conforme já havíamos anunciado, entendendo que este rigor e disciplina são necessários para diminuir o número de furtos de energia, que não somente causa danos à rede elétrica, impacta na qualidade de fornecimento e eleva o custo da energia dos demais consumidores, mas principalmente pode colocar em risco a vida da população”.
Para reforçar o combate às fraudes, a Energisa mantém um centro de monitoramento e incentiva a população a denunciar suspeitas por meio dos canais de atendimento da empresa, com a garantia de anonimato. A colaboração da comunidade é considerada fundamental para a eficácia das operações e para a redução das irregularidades no fornecimento de energia elétrica.
As ações conjuntas entre a Energisa e as autoridades policiais têm como objetivo não apenas coibir práticas ilícitas, mas também assegurar a qualidade e a segurança do fornecimento de energia para todos os consumidores do estado. A empresa reforça seu compromisso em manter a integridade da rede elétrica e proteger os clientes dos impactos negativos causados pelas fraudes.