Na manhã desta última sexta-feira, 9 de agosto, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizou uma audiência pública para discutir a reativação da Malha Oeste Ferroviária. O evento, intitulado “A importância da reativação da Malha Oeste Ferroviária: Mato Grosso do Sul nos trilhos outra vez”, foi proposto pelo deputado estadual Zeca do PT e pelo deputado federal Vander Loubet, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT).
O debate reuniu representantes de diversos setores, com o objetivo de levantar dados e elaborar documentos que serão enviados ao Governo Federal. A intenção é justificar a relicitação da ferrovia, posicionando Mato Grosso do Sul como um ponto estratégico logístico para o Brasil e a América do Sul.
Durante a audiência, Zeca do PT destacou a importância da infraestrutura logística para o futuro da região, mencionando a Rota Bioceânica, que ligará o Atlântico ao Pacífico. Ele enfatizou a possibilidade de reduzir significativamente a distância para o mercado asiático, além de melhorar a distribuição de gás e outros produtos.
Vander Loubet ressaltou a necessidade de um transporte intermodal eficiente e criticou a privatização anterior da Malha Oeste, que não trouxe os resultados esperados. Ele defendeu um movimento político forte para pressionar o Governo Federal a retomar as discussões sobre a ferrovia.
Lucio Lagemann, representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), apresentou dados sobre o abandono da ferrovia e a importância de sua revitalização para o crescimento do estado. Segundo ele, a requalificação da ferrovia exigirá um investimento estimado em R$ 4 bilhões.
A diretora do Departamento de Obras e Projetos do Ministério dos Transportes, Mariane Figueiredo da Silva Araújo, afirmou que a União está comprometida com a transparência no processo de relicitação e que um grupo de trabalho está avaliando propostas para manter a integração da malha ferroviária.
Economistas e consultores de logística presentes no evento destacaram a importância da ferrovia para o escoamento de produtos agropecuários e industriais. Luiz Antônio Pagot, um dos palestrantes, alertou para o aumento da demanda de transporte nos próximos anos e a necessidade de uma infraestrutura adequada para atender a essa demanda.
O deputado estadual Pedro Pedrossian Neto requereu a inclusão do trecho de Campo Grande a Ponta Porã no projeto de relicitação, argumentando a importância estratégica dessa linha ferroviária para o escoamento de produção agrícola e industrial da região.
A audiência contou com a participação de diversos representantes políticos, empresários e membros da comunidade, reforçando a necessidade de um esforço conjunto para a reativação da Malha Oeste Ferroviária e o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul.
Por: Fernanda Kintschner Foto: Luciana Nassar