N última quinta-feira (1), Mato Grosso do Sul formalizou seu compromisso com a erradicação do feminicídio ao aderir à Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero, lançada pelo Ministério das Mulheres. A assinatura da carta compromisso foi realizada pela secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, e pela subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Manuela Nicodemos Bailosa.
A ação integra as iniciativas do mês de conscientização lilás, que visa intensificar a prevenção e combate à violência contra as mulheres. A mobilização permanente reflete o comprometimento do estado e da sociedade em promover os direitos humanos e combater todas as formas de violência de gênero.
De acordo com Manuela Nicodemos Bailosa, a assinatura da carta compromisso reforça a responsabilidade de Mato Grosso do Sul em desenvolver estratégias para prevenir a violência contra as mulheres e evitar o feminicídio. Viviane Luiza destacou que a adesão reafirma o compromisso contínuo da gestão em enfrentar todas as formas de violência, não apenas durante agosto, mas ao longo de todo o período de atuação do governo.
Com a assinatura, Mato Grosso do Sul se compromete a colaborar com as iniciativas do Governo Federal para prevenir a violência de gênero em todas as suas formas e promover a segurança e os direitos das mulheres em sua diversidade.