Neste final de semana, dias 3 e 4 de agosto, o Mato Grosso do Sul enfrentará condições climáticas de sol intenso, variação de nebulosidade e temperaturas acima da média, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec). A umidade relativa do ar estará baixa, principalmente durante as tardes.
Com o tempo seco e ventos intensos, há maior risco de incêndios florestais. O Cemtec recomenda que a população evite atear fogo em vegetação ou outros materiais devido à sensibilidade das condições climáticas. A Estação Meteorológica da Qualidade do Ar (EMQar), da UFMS, alerta que a qualidade do ar deve piorar, aumentando a concentração de poluentes na atmosfera, o que pode impactar negativamente a saúde humana e o meio ambiente.
Para enfrentar o calor e a baixa umidade, é aconselhado redobrar os cuidados com a saúde, ingerir bastante líquido e manter os ambientes umidificados. As temperaturas podem variar entre 34°C e 37°C, devido a um sistema de alta pressão atmosférica que impede a formação de nuvens e chuvas, mantendo o tempo quente e seco com umidade relativa do ar entre 10% e 30%.
A diferença de temperatura entre o dia e a noite será significativa, com amplitudes térmicas superiores a 20°C em algumas regiões. As previsões indicam mínimas entre 18°C e 22°C e máximas entre 29°C e 34°C nas regiões sul, leste e sudeste. No pantanal e sudoeste, mínimas entre 23°C e 26°C e máximas entre 34°C e 37°C. Para as regiões norte e bolsão, mínimas entre 17°C e 21°C e máximas entre 32°C e 36°C. Em Campo Grande, mínimas entre 21°C e 23°C e máximas entre 32°C e 34°C.
Os ventos predominam de leste/nordeste/norte na sexta-feira, 2 de agosto, e de nordeste/norte no sábado e domingo, com velocidades entre 30 km/h e 50 km/h, podendo ocasionalmente ultrapassar 50 km/h.
A tendência para a próxima semana, especialmente entre os dias 8 e 9 de agosto, é de mudança no tempo, com aumento de nebulosidade e queda nas temperaturas. Existe uma pequena probabilidade de chuvas nas regiões sul e sudoeste do estado.