Para realizar com todos os colegas “uma gestão limpa, democrática e participativa, legitimada pela presença viva da comunidade”, a vereadora Rosângela Marçal (PL) assumiu a presidência da Câmara Municipal de Costa Rica. Ela é a segunda mulher a alcançar no município este elevado posto da política, pois na escala de substitutos do prefeito o primeiro é o vice e depois quem estiver presidindo o Legislativo.
Ao tomar posse na última terça-feira, 02, Rosângela afiançou que a população será sempre a referência das decisões do poder. “Quero fazer o melhor pelo povo e pelo município. A presidência é uma grande conquista, mostra que estou trabalhando e atendendo aos anseios da sociedade. Porém, nada se faz sozinho. Para as democracias, é vital que as ações e decisões políticas sejam compartilhadas. E eu conto, para isto, com todos os pares, para trabalharmos juntos”, afirmou.
A vereadora foi vice-presidente da Câmara e seu mandato registra realizações de alcance. Ela subscreveu com a mesa diretora a emenda ao projeto da prefeitura para que o abono especial de Natal e Fim de Ano aumentasse de R$ 1 mil para R$ 2 mil. Cumpriu firmemente um dos papéis dos vereadores, que é fiscalizar o Executivo, no pedido de esclarecimentos ao prefeito Delegado Cleverson sobre a utilização de um veículo oficial do município numa viagem à Bahia.
O caso foi levantado quando se informou que um veículo oficial – o Jeep Compass Longitude da prefeitura – teria sido levado a terras baianas no período de ausência do prefeito, quando a titularidade do cargo foi exercida interinamente pelo vice-prefeito, Roni Cota, entre os dias 03 de janeiro e 1º de fevereiro de 2022. O veículo só foi trazido a Costa Rica no mês seguinte.
É da autoria de Rosângela a Lei n 1.747/23, que prevê a distribuição de absorventes higiênicos às mulheres em situação de vulnerabilidade social. A medida começou a ser adotada em vários municípios com a valorização da pauta sobre a pobreza menstrual. Ela também é autora da Lei n° 1.731/23, que autorizou a prefeitura a instituir e financiar programa de pagamento de auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência doméstica.
PRIORIDADES – Embora seu nome seja ventilado com frequência entre prováveis concorrentes na sucessão local, Rosângela assegura que a sua principal preocupação é fazer um bom mandato e fazer da Câmara uma força cada vez mais decisiva para o bem-estar dos costarriquenses. Sobre as consultas de intenção de voto, ela agradece a generosidade da população e diz que tudo tem a hora certa para as decisões.
Um levantamento do IPP (Instituto de Pesquisas Pontual) realizado em outubro de 2023 constatou a forte presença de Rosângela. Ela foi a segunda mais lembrada pelos eleitores para o cargo de vice-prefeita, tanto na pesquisa espontânea quando na estimulada. Foram entrevistadas 320 pessoas de 16 anos para cima. A pesquisa tem margem de erro de 4% para mais ou para menos e um intervalo de confiança de 95%.