Ex-prefeito lidera pesquisas induzida com mais de 56% das intenções de voto, mas é no confronto direto que Mané Nunes derrotando Welington Guimarães com 69,21% contra 17,22% e professor Jesus por 72,86% contra 13,57%
O ex-prefeito Mané Nunes (PL) caminha tranquilo pela estrada que pode lhe conduzir de volta ao comando do Poder Executivo Municipal de Alcinópolis. Caso não ocorram fatos novos que possam mexer com o atual cenário eleitoral no município do Extremo-Norte de Mato Grosso do Sul, Mané Nunes pode ser reconduzido ao cargo de prefeito com mais de 70% dos votos válidos na eleição de outubro vindouro.
A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Pontual (IPP) aponta Mané Nunes na liderança folgada nas duas modalidades de entrevistas com os eleitores: a espontânea e a estimulada, porém, é no confronto direto que a candidatura de Mané Nunes se destaca.
O IPP analisou o potencial dos candidatos em duas simulações de confronto direto. E, em ambos, Mané Nunes dispara na frente do concorrente: ele derrotaria Welington Guimarães com 69,21% contra 17,22% e o professor Jesus por 72,86% contra 13,57%.
OUTROS NÚMEROS – Quando o eleitor é questionado em quem pretende votar a prefeito na próxima eleição e não lhe é apresentado nomes de pré-candidatos, o ex-prefeito aparece soberano na primeira posição com 28,75%. Nesse quesito, o segundo colocado é o atual prefeito Dalmi que tem 5% da citação dos entrevistados, porém, por já ter sido reeleito, não pode concorrer na próxima eleição. O terceiro colocado é Wellington Guimarães com 2,14%.
Já no cenário estimulado, que é quando o entrevistador apresenta um disco com os nomes dos pré-candidatos, Mané Nunes atinge 50,71%, seguido de Wellington Guimarães com 13,57%. Valter Roriz aparece as sequência com 7,14%. Marcionei da Prefeitura fecha a lista de pré-candidatos citados com 4,29% das intenções de votos. Brancos e nulos somam 5,71% e não sabem ou não optaram chegam a 4,29%.
Por fim, quando se tabula a pesquisa descontando os votos brancos, nulos, não sabem ou não optaram, Mané Nunes atinge 56,35% contra 15,87% de Wellington Guimarães, 15,08% do Professor Jesus; 7,94% de Valter Roriz e 4,76% de Marcionei da Prefeitura.
REJEIÇÃO – A equipe do IPP também procurou ouvir dos eleitores sobre quem eles rejeitavam. Nesse quesito Valter Roriz lidera com 25%, seguido de Mané Nunes com 16,43%. Marcionei da Prefeitura vem em terceiro com 9,29% das respostas. Wellington Guimarães e Professor Jesus fecham a questão com 7,14% e 1,43% dos entrevistados, respectivamente. O total de 42,14% não soube responder ou não rejeita nenhum dos candidatos.
NÚMEROS – O levantamento foi realizado pelo IPP nos dias 18 e 19 de outubro de 2023, ouvindo 140 eleitores distribuídos por cotas nos itens sexo, faixa etária e escolaridade, na regiões urbana e rural do município de Alcinópolis, ouvindo eleitores com idade superior a 16 anos. A margem de erro da pesquisa é 5,0% para mais ou para menos num espaço de confiança de 95%.
ONDE FORAM FEITAS AS ENTREVISTAS – As entrevistas para representar o universo eleitoral de Alcinópolis foram feitas no Centro e em todos os bairros da cidade e em número proporcional aos habitantes, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS). Foram colhidas amostragens no Centro; Bom Retiro; Bom Sucesso; Por do Sol; Nascer do Sol; COHAB I/II; Martins França; São Pedro e Zona Rural.