De acordo com o mais recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil está experimentando um processo acelerado de aumento da média de idade de sua população. A pirâmide etária do país revela uma mudança na população brasileira durante o período compreendido entre 2012 e 2022, ficando cada vez menor na base, que mostra a população mais jovem, e alargando cada vez mais o seu topo, onde ficam as demais faixas etárias.
Dados da consultoria Data8 apontam que a Economia Prateada (produção, distribuição e consumo de bens e serviços pela população acima de 50 anos) é responsável por movimentar mais de R$2 trilhões por ano no Brasil: são mais de 56 milhões de consumidores 50+ em todas as áreas da economia. “Esses números evidenciam a necessidade de se investir em ações voltadas diretamente para esse público”, explica Ana Paula Niemeyer, diretora de Marketing da ALLOS. “Para atender a esse público tão relevante e exigente de maneira qualificada, os nossos shoppings estão promovendo ações variadas com o objetivo de valorizar e reconhecer a importância da economia prateada na nossa cadeia de consumo”, afirma.
Levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) indica que o poder aquisitivo de pessoas com mais de 65 anos é maior: eles correspondem a 17% da fatia dos 5% mais ricos, enquanto representam apenas 4% da grande fatia dos 40% mais pobres.
A Silver Week, mais nova data do calendário do varejo nacional, foi criada para estabelecer um relacionamento direto entre o mercado e o crescente grupo de consumidores com 50 anos ou mais. Na capital, o Shopping Campo Grande promove uma semana de atrações que reúne marcas de todos os setores, proporcionando experiências de compra diferenciadas para a Geração Prateada.
A programação começa no dia 22, sexta-feira, a partir das 17h, quando o Quintal SESC será palco de um especial flashback. A agenda continua no dia 27, quarta-feira, das 16h às 17h, na loja Le Lis Blanc, no piso 2, com um workshop de maquiagem com a MAC, juntamente com a apresentação da nova coleção Le Lis. Na sexta-feira, dia 29, às 17h30, no Quintal SESC, haverá um desfile de moda e tendências para a Primavera e Verão. Na segunda-feira, 01 de outubro, das 16h às 17h30, no restaurante Ítalo Pasta & Pizza, encerra com uma roda de conversa em parceria com a Labareda Boutique, que traz a sexóloga e psicóloga Karina Brum, abordando questões sobre envelhecimento ativo, autoconhecimento, sexualidade na idade madura e como acolher os desejos de afeto.
As inscrições podem ser realizadas através do site https://qrco.de/silverweek.
Confira a programação completa:
- Sexta-feira, 22 de Setembro:
Abertura às 17h no Quintal SESC com especial flashback e apresentações do grupo de passinho Bonde do Flashback e do grupo 60+ Violeiros Passageiros do Tempo.
- Sábado, 23 de Setembro:
Aula de pilates das 08h às 09h na academia Fórmula.
- Segunda-feira, 25 de Setembro:
Mat Pilates ao Pôr do Sol com a Academia Fórmula no estacionamento G2, aula gratuita das 16h30 às 18h.
Distribuição de kit pré-treino para a prática de pilates com a loja LIVEI.
Distribuição de brindes MS Visão.
Degustação Boali.
Guia de estampas e estilos com as consultoras Clara e Maria da FARM na loja FARM das 15h às 16h, com consultoria sobre cores, estampas, peças democráticas e biotipo.
- Quarta-feira, 27 de Setembro:
Workshop Skincare ADCOS + Moda Animale na loja Animale (Piso 2) das 16h às 17h, com apresentação da campanha Animale Vintage, participação da consultora Fabiane Mariano, demonstração de looks, tendências e dicas Animale, e workshop de skincare da ADCOS com a biomédica Bárbara Oliveira.
Coquetel Kopenhagen e brindes ADCOS.
- Quinta-feira, 28 de Setembro:
Workshop de visagismo com Oculum & Larissa Almeida na loja Oculum (Piso 1) das 16h às 17h, com apresentação de lançamentos e tendências Oculum, bate-papo sobre visagismo e escolha dos óculos, coquetel e descontos especiais para os participantes.
- Sexta-feira, 29 de Setembro:
Desfile Silver Week no Quintal SESC às 17h30, apresentando moda e tendências para a Primavera e Verão de marcas do Shopping Campo Grande.
- Sábado, 30 de Setembro:
Mat Pilates ao Pôr do Sol com a Academia Fórmula no estacionamento G2, aula gratuita das 16h30 às 18h.
- Segunda-feira, 01 de Outubro:
Encerramento com a Roda de Conversa Labareda com a sexóloga e psicóloga Karina Brum no restaurante Ítalo Pasta & Pizza das 16h às 17h30, abordando temas como maturidade ativa, autoconhecimento, sexualidade na idade madura e acolhimento dos desejos de afetos.
Coquetel Ítalo Pasta & Pizza.
Sobre a ALLOS
Somos a mais completa plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina. Nosso portfólio tem 62 shoppings próprios e administrados – referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU.