O I Simpósio de Preceptoria e Ensino em Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Ebserh, será realizado nos próximos dias 22 e 23 de setembro de 2023. O evento acontecerá no Cine Auditório da UFGD – Unidade I, localizado na R. João Rosa Góes, 1761 – Vila Tonani II, Dourados – MS.
Oobjetivo é fomentar reflexões sobre os desafios do ensino vivenciado pelos preceptores, residentes, docentes e discentes da Graduação e da Residência, no âmbito dos cenários de práticas vinculados ao HU-UFGD.
As inscrições podem ser realizadas no site https://www.even3.com.br/simposio-preceptoria-ensino-saude-hu-ufgd/
PROGRAMAÇÃO
22 de novembro (noite)
19h Abertura
19h30 Desafios dos Hospitais Universitário nos seus Territórios (palestrante Dr Ronaldo de Souza Costa, Superintendente do Ministério da Saúde no Mato Grosso do Sul)
20h30 Avaliação dos Programas de Residência Médica: Construindo indicadores com significado (Profa Dra Magali da Silva Sanches Machado, Coordenadora da Comissão Estadual de Residência Médica, Membro da Comissão Nacional de Residência Médica, Médica e Preceptora no HUMAP-UFMS e Hospital Regional do Mato Grosso do Sul)
21h45 Mesa Redonda: participação dos palestrantes, representante da COREME e COREMU
23 de novembro (manhã)
08h Oficina de Ensino: funções do preceptor; processos de avaliação; segurança do paciente; mentoria; Avaliação e Feedback; Experiências no acompanhamento dos residentes. Estratégias de discussão de casos (Profa Dra Maria do Patrocínio Tenório Nunes “Dra Patro”, Professora Associada da Faculdade de Medicina da USP, ex-secretaria executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (2009-2014) ) .
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.