Com inscrições abertas no período de 23 de agosto a 14 de setembro, o Exame Nacional de Residência (Enare) de 2023 oferta, na Região Centro-Oeste, 362 vagas para Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional e Uniprofissional) em hospitais vinculados à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh).
A aplicação das provas, em todas as capitais e em cidades polos, está prevista para 29 de outubro. Todos os editais e informações completas estão disponíveis no site do Enare (https://enare.ebserh.gov.br/). Confira a seguir, por Estado, as vagas previstas para cada um dos quatro hospitais do Centro-Oeste vinculados à Rede Ebserh:
Distrito Federal
No Hospital Universitário da Universidade de Brasília (HUB-UnB) estão previstas 106 vagas para Residência Médica, em diversas áreas de concentração, sendo que 10 dessas vagas estão reservadas para o Serviço Militar. Para Residência Multiprofissional no HUB-UnB, estão previstas 34 vagas. Já para a Residência Uniprofissional (Enfermagem em Nefrologia), são três vagas.
Mato Grosso
No Estado do Mato Grosso, estão previstas 53 vagas para Residência Médica no Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT), que também prevê 21 vagas em oito Programas de Residência Multiprofissional.
Mato Grosso do Sul
Em Mato Grosso do Sul (MS), Dois Hospitais Universitários (HUs) integram a Rede Ebserh em MS: o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) em Campo Grande, com 99 vagas previstas, e o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), em Dourados, com 46 vagas previstas.
Os Programas de Residência Médica, em diversas áreas de concentração, oferecem 73 vagas (sendo uma para o Serviço Militar) no Humap-UFMS e 20 vagas no HU-UFGD. Para a Residência Multiprofissional, com diferentes áreas de concentração, são 60 vagas no total, sendo 18 vagas no Humap-UFMS e 20 vagas no HU-UFGD.
Para Residência Uniprofissional, estão previstas 60 vagas em MS, entre elas oito vagas em Enfermagem Obstétrica e duas vagas em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (para profissionais da Odontologia) no Humap-UFMS, e seis vagas em Enfermagem Obstétrica no HU-UFGD.
Outras instituições
Em toda a Região Centro-Oeste, o Enare 2023 oferece um total de 481 vagas para Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional da Saúde (Multiprofissional e Uniprofissional), sendo que, entre as vagas dos Programas de Residência Médica, 18 estão reservadas para profissionais ligados ao Serviço Militar.
Além dos hospitais vinculados à Rede Ebserh, também oferecem vagas no Enare 2023 o Hospital das Forças Armadas e Hospital Santa Marta no DF; Prefeitura Municipal de Sinop e Fundação Universidade Federal de Mato Grosso em MT; Hospital São Julião, Centro Especializado em Reabilitação da Apae de Campo Grande (Cer/Apae) e Hospital Veterinário da UFMS em MS.
Rede Ebserh
Responsável pela realização do Enare e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra uma Rede com 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
O presidente da Ebserh, Arthur Chioro destaca que o Enare tem um papel que abrange desde a pesquisa, a inovação, até a contribuição para um atendimento mais qualificado ao usuário. “A ampliação do número de instituições e vagas representa uma confiança adquirida pela Ebserh, de que as entidades enxergam nossos hospitais como ambientes propícios para a difusão do conhecimento. Algo que certamente vamos honrar, à medida em que os candidatos comecem a exercer suas atividades”, comenta.
Para a diretora do departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ebserh, Cristiane Carvalho, o sucesso do Enare 2023 mostra a importância de uma formação profissional de excelência e a garantia de condições mais democráticas de participação. “A realização de um único certame em nível nacional possibilita a redução de custos para alunos e instituições, além da diminuição da burocracia, e a chance do aluno, dependendo de sua classificação, escolher o local mais adequado para trabalhar”, afirma.