A convite do deputado estadual João Henrique (PL), o médico homeopata Dr. Djalma Flores Blans, esteve na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para falar sobre a necessidade de revitalização das famílias, em alusão ao Dia da Família, comemorado ontem (16). “Agradeço imensamente a oportunidade desta fala. Vivemos em sociedade, que anda precisando de atenção. Sobre a importancia da revitalização da família, se o meu filho não é bem educado, ele pode prejudicar o seu Com a violência nas escolas, os pais estão preocupados, o lugar que era o ambiente mais seguro para deixar os filhos, agora tem ameaças de atiradores, por exemplo”, destacou.
“Dentre tantas outras coisas é necessário prevenir, sou homeopata há 37 anos e fui vereador. O nosso objetivo é prevenir. As criações de leis e estatutos não previnem, só remediam. O que adianta em relação a uma criança que já sofreu uma violência sexual, ou uma mulher que sofreu a violência doméstica. E isso tudo é muito doloroso para as famílias. Nestes anos atendi mulheres que sofreram abuso na infância, e tem uma vida comprometida”, continuou o médico Dr. Djalma Blans.
Ele ainda explicou sobre o desenvolvimento neural e afetivo das crianças. “Em meu livro A Construção Afetiva do Ser, lançado recentemente, falo da necessidade de agir preventivamente, educando, dando muito afeto e carinho na infância. Se a criança não recebe atenção nessa época, não adianta depois cobrar que seu filho seja uma pessoa de bem. Nas construções neuronais, quanto mais amor, carinho e afeto for dado para o indivíduo, mais neurotransmissores, responsáveis pela saúde mental, ele terá”, definiu Dr. Djalma Blans.
“A ausência disso traz problemas emocionais, depressão, ansiedade, ideação suicida, gravidez na adolescência, alcoolismo. Vivemos numa sociedade mecanizada e fria, as mães e pais trabalham fora e não dão atenção, deixam muitas vezes na responsabilidade de babá. Meus pais me ensinaram a respeitar pessoas, falta família e temos que agir na prevenção. Precisamos atuar mais preventivamente pela sociedade. Reparar a nossa humanidade, o calor humano e nossa afetividade”, concluiu.
O deputado João Henrique (PL) apreciou o trabalho de pesquisa científica realizado pelo especialista. “Agradeço à sua explanação que veio nos trazer seu trabalho e pesquisa científica, e me encantou muito saber como o afeto promove o desenvolvimento dos neurônios para desenvolver, e pode evitar um futuro mundo das drogas, já que a criança por ausência de afeto busca fora do seio familiar aquilo que pode ter, se houver a estruturação da família, o resultado é um maior desenvolvimento, e poderem ser felizes”, declarou.
O deputado e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro (PP) , também agradeceu a manifestação alusiva ao Dia da Família na tribuna. “Esta presidência agradece a manifestação e reitero que é um assunto que é preocupação de toda a Casa de Leis. Conte com o empenho de todos os deputados”, afirmou.
O deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos) considerou o assunto importantíssimo e trouxe alguns números da violência sexual contra as crianças, em Mato Grosso do Sul. “Ótimo o deputado convidá-lo tenha para falar de um assunto tão importante. No Estado, são 810 crianças abusadas, desde o início do ano. E ontem foi preso um acusado de violentar três crianças. Tudo isso pela falta da prevenção dentro das famílias, que está passando por esse momento de destruição. Que esse tema do livro ajude a restaurar famílias mundo afora”, ressaltou.
O deputado Lidio Lopes (Patriota) parabenizou o assunto abordo em manifestação externa, na tribuna. “Parabéns por vossa excelência, um conhecedor, técnico, que faz com sua esposa esse belo trabalho de conscientização. É uma questão que não podemos fugir, eu coordeno a Frente Parlamentar de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente para o Centro-Oeste [Fenacria], e na próxima quinta estarei no Rio de Janeiro para debater esse tema. Obrigada por estar aqui e trazer essa importante fala, explicando que começa nas gerações em casa essa falta emocional”, agradeceu.
Fonte: Agência ALEMS