A 2ª edição da Expo Rica – Exposição Agropecuária de Costa Rica foi realizada de 11 a 14 de maio no Parque de Exposições Laerte Paes Coelho e contou com uma série de atrações imperdíveis. Além dos shows nacionais no palco principal, os visitantes puderam curtir apresentações musicais com artistas locais na praça de alimentação.
O prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, agradeceu a presença de todos na Expo Rica 2023 e a Deus pela oportunidade de realizar o evento com sucesso. Ele também lembrou de seu amigo Antônio Rodrigues, idealizador da festa, que faleceu antes da realização do evento, e agradeceu a todos que trabalharam e se dedicaram para tornar a Expo Rica uma realidade. O prefeito desejou um feliz dia das mães e prometeu que a 3ª Expo Rica será ainda melhor.
Considerada uma das maiores feiras agropecuárias da região, a Expo Rica celebrou o 43º aniversário de Costa Rica com quatro megashows nacionais e entrada franca, mediante a doação facultativa de um quilo de alimento não perecível. O evento foi realizado pelo Clube de Laço Três Divisas, com apoio da Prefeitura Municipal, Governo do Estado, Câmara de Vereadores, SETESCC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Secretarias e Subsecretarias municipais, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Sindicato Rural de Costa Rica, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e das Polícias Civil e Militar.
A Expo Rica 2023 contou com exposições de agronegócios e tecnologias, rodeio, estrutura com áreas cobertas, praça de alimentação com apresentação de artistas locais, cavalgada e queima do alho, parque de diversões, concurso de rainha da festa e madrinha dos peões, e shows nacionais com o grupo Falamansa (11/05), Murilo Huff (12/05), Humberto e Ronaldo (13/05) e Almir Sater (14/05) que arrastou multidões de pessoas.
A premiação para o rodeio em touros e cavalos chegou a R$ 70 mil em dinheiro, com locuções de Piracicabano, Helinho Paraíso, Rodolfo Silva, Edmar Goiano e Wellington WP. Os vencedores do rodeio foram os profissionais, Cleidson Soares Lima, em primeiro lugar na classificação geral em cavalos, com 264,50 pontos; Roque Junior Palermo, em primeiro lugar na classificação geral em touros, com 263,50 pontos.
OS CAMPEÕES – Em Cavalos: 1º Cleidson Soares Lima com 264,50 pontos, 2º Rodrigo Alberto dos Santos com 259,75 pontos, 3º Lindomar Goulart 258,75 com pontos, 4º João da Conceição com 258,75 pontos e 5º Jeferson Bruno Queiroz com 257,25 pontos; Classificação geral em Touros: 1º Roque Junior Palermo com 263,50 pontos, 2º Rodrigo Santos Barbieri com 262,25 pontos, 3º Lucas Martins Munis com 258,50 pontos, 4º Fabricio Ferreira com 257,75 pontos e 5º Sandro Batista com 257,75 pontos.
Representando o governador de MS, Eduardo Ridel, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina, enviou seu abraço e parabéns à cidade de Costa Rica pelos seus 43 anos de emancipação político-administrativa. Ele cumprimentou a população e parabenizou as autoridades e o Clube do Laço Três Divisas pelo evento. Caravina destacou as dificuldades na organização, mas ressaltou o prazer e a alegria que o evento proporciona à população. Ele elogiou a gestão municipal e reafirmou a parceria do Governo do Estado com a cidade em ações importantes para o progresso e desenvolvimento. Caravina ainda se comprometeu, juntamente com o governador e a Assembleia Legislativa, com a administração do prefeito em prol da população.
O presidente da Assembleia Legislativa de MS, deputado estadual, Gerson Claro, agradeceu a Deus pela oportunidade de estar presente na segunda Expo Rica, festa que envolve muita gente e é uma forma de prestigiar a cidade que os recebeu com carinho. Ele renovou o compromisso do governo estadual com a cidade e com a população, destacando a importância de conversar com a sociedade e trabalhar pelos problemas do município. Gerson Claro parabenizou a organização da festa, as mães pelo Dia das Mães e a cidade pelos 43 anos de emancipação político-administrativa, e pediu a Deus para iluminar todos os competidores.
O vice-prefeito, Roni Cota, agradeceu à população de Costa Rica por comparecer em grande número ao evento, e expressou sua gratidão pelo apoio da administração municipal. Ele destacou que o aniversário é de Costa Rica, mas o presente é da população. Ele concluiu agradecendo novamente e prometendo um evento ainda maior e melhor no próximo ano, se Deus quiser.
O presidente da Câmara de Vereadores, Ailton Martins de Amorim, cumprimentou todos e expressou sua alegria em participar da 2ª Expo Rica. Ele mencionou que a festa está acontecendo no segundo dia em comemoração ao aniversário de Costa Rica. Ailton desejou uma boa festa para a população e parabenizou a cidade pelos seus 43 anos. Ele também enviou um abraço para todos.
Artistas locais que se apresentaram na 2ª Expo Rica na Praça de Alimentação, entre eles estão Vanessa Silva Santos, Douglas Felix de Lima, Vicente de Castro Neto, Flavio do Carmo Correa Filho, Jhone Gomes Rodrigues Colman e Valdivino Jesus Nogueira. Cada um deles representa uma empresa ou escola de música diferente, como Musicalizando, Felix Produções, Augusto Cesar e Christiano, Flavinho Correa Shows e Eventos, Escola de Música Colman e Zizo Nogueira.
Foram apresentadas as candidatas a Rainha do Rodeio, sendo elas Gisele Coelho, a Rainha de Rádio da 2ª Expo Rica; Adriele Amorim, Jenara Monique, Milene Rodrigues e Thais Caroline em breve apresentação.
No dia 14 de maio, houve a tradicional cavalgada que percorreu as ruas da cidade, saindo do Clube do Laço Três Divisas e chegando no Parque de Exposição Laerte Paes Coelho. 18 categorias foram premiadas com uma Fivela especial. Os melhores avaliados na cavalgada, incluindo a comitiva mais organizada, que foi a Quebra Torto. Também foram eleitos a mula mais bonita, que foi a Mulata, o burro mais bonito, o Canário, e o cavalo mais bonito, o Brother. A égua mais bonita foi a Rancho JÁ Tóia. Além disso, foram anunciados os melhores na charrua corneta, que foram Maxinei, na virola corneta, que foi Valtinho, e no estilo estradão, que foi Caximbinho. O Cowboy mais traiado foi Gauchinho e a Cowgirl mais traiada foi Evelyn. Na categoria mirim, o mais traiado foi Felipe e a Cowgirl mirim mais traiada foi Yasmin. Também foram eleitos os melhores na traia charrua inox, que foi Roseno, e na virola inox, que foi Cauê. O Peão mais velho foi Roxão e o Peão mais novo foi Antonio Barbosa. Já a Cowgirl mais velha foi Beatriz e a Cowgirl mais nova foi Elisa.
A 7ª Queima do Alho, realizada durante a Expo Rica 2023, foi uma experiência gastronômica única e superou as expectativas. O cardápio composto por arroz carreteiro, feijão, toucinho, torresmo, carne seca, paçoca e farinha de mandioca, ingredientes que eram utilizados pelos tropeiros. A comida feita em uma cozinha improvisada, impressionou pela simplicidade e sabor inigualável, agradou em cheio.
A comitiva vencedora da queima do alho foi Herdeiros da Tradição, que conseguiu 285 pontos. Em segundo lugar ficou a comitiva Mágoa de Boiadeiro com 282 pontos, seguida de Quebra Torto com 281,5 pontos. Em quarto lugar ficou a comitiva Só Muares com 275,5 pontos e em quinto lugar Espora de Prata com 252 pontos.
A Expo Rica foi um sucesso de público e de organização, consolidando-se como um dos principais eventos agropecuários do estado de Mato Grosso do Sul.