A Secretaria municipal de Saúde, através da Coordenadoria Municipal de Controle de Vetores alerta a população sobre os cuidados que se deve ter, para que o mosquito transmissor da dengue seja eliminado de nossos quintais.
Estamos na estação mais quente do ano e a combinação calor e pancadas de chuvas, contribuem com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. É preciso estar atento e redobrar a atenção e os cuidados para evitar possíveis criadouros do mosquito.
A forma mais eficaz de evitar a doença é a prevenção! É imprescindível tomar ações simples que podem impedir o ciclo de reprodução do Aedes Aegypti, uma vez que a fêmea coloca seus ovos apenas em acúmulos de água, dando vida a novos transmissores.
Sendo assim, é preciso ficar sempre atento aos principais acumuladores de água tais como: pneus velhos, pratos de plantas, caixas d’água mal tampadas, calhas entupidas, entre outros. A orientação da Secretaria de Saúde, através da Coordenadoria Municipal de Controle de Vetores é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar em local protegido, todo objeto que possa acumular água.
Devemos ter cuidados também com o lixo doméstico, o qual deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado corretamente. Após a chuva verifique seu quintal, para ter certeza que não há objetos com acúmulo de água.
Para manter sua saúde e da sua família, é importante:
– Eliminar qualquer acúmulo de água;
– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Retirar água dos pratos de plantas e colocar areia no lugar;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, removendo folhas e galhos das calhas;
– Evitar o cultivo de plantas aquáticas;
– Usar telas protetoras para impedir a entrada do mosquito em casa;
– Prestar atenção no lixo e não deixá-los expostos.
Eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti é um dever de todos nós! A dengue mata!
Fonte: Assecom/Prefeitura de Alcinópolis