Nessa quarta-feira (13), o Sebrae/MS entregou à Prefeitura Municipal de Costa Rica um cartaz com o Cronograma Anual de Compras Públicas do município. O documento é um dos resultados obtidos por meio do trabalho desenvolvido através do programa Cidade Empreendedora, executado em Costa Rica desde julho do ano passado. A entrega foi feita pelo consultor do Sebrae Fábio Schroeter ao secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Fernando Barbosa, ao secretário municipal de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Uriel Carvalho e à controladora geral do município, Valéria Alves Vieira.
A partir de uma consultoria oferecida ao órgão público na área de compras governamentais, o setor de licitações passou a receber orientação para tornar os processos licitatórios mais céleres e eficientes, além de incentivar a administração municipal a criar estratégias para priorizar o comércio local na hora da compra.
Por meio dessa iniciativa, os servidores municipais fizeram um levantamento dos produtos que são adquiridos pela gestão pública ao longo do ano e o período em que cada processo licitatório é lançado.
As informações foram compiladas e, a partir de agora, estão disponíveis por meio do Cronograma Anual de Compras Públicas com a proposta de incentivar os pequenos negócios locais a participarem dos pregões e se tornarem fornecedores da prefeitura municipal.