Na manhã desta quinta-feira (28), o Cerest Regional Campo Grande, em parceria com a Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da Sesau (CCEV), realizou uma blitz educativa em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, lembrados em 28 de abril.
A mobilização que faz parte da programação da campanha Abril Verde ocorreu na região central de Campo Grande, no cruzamento da Avenida Afonso Pena e 14 de julho, em frente a Praça Ary Coelho. Os profissionais percorreram as vias e comércios do entorno fazendo as orientações e entrega de material informativo.
O objetivo da ação foi chamar a atenção e buscar conscientizar as pessoas a respeito da importância de ter um ambiente de trabalho seguro e saudável.
“Quando falamos de segurança no trabalho, logo imaginamos que tem a ver com a questão física, mas é indispensável que pensemos também na saúde mental. Esses fatores refletem num ambiente mais saudável e produtivo para todos”, lembra a superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo.
Conforme informações do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), 21 pessoas morreram em Campo Grande durante suas atividades laboratorais em 2021 e 3,6, mil foram vítimas de acidentes de trabalho. A probabilidade é de que este número seja ainda maior, pois o levantamento considera somente os trabalhadores formais.
A atividade produtiva com maior incidência de acidentes é a construção cívil, sendo os pedreiros as maiores vítimas, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho
Em 2003, foi instituído pela OIT o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2.005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. É uma forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos.
O Ministério do Trabalho desenvolve a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CANPAT, com objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Além da perda de vidas, incapacitações e danos à integridade física dos trabalhadores, irrecuperáveis, as perdas decorrentes de acidentes e doenças do trabalho são estimadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 4% do PIB, o que ultrapassa o valor de R$ 200 bilhões de reais/ano somente no Brasil.
O que é adoecimento ocupacional?
É qualquer alteração biológica ou funcional (física ou mental) que ocorre no organismo em decorrência do exercício do trabalho. Pode ser consequência da exposição a riscos ambientais, tais como riscos químicos (ex.: poeiras, fumos, névoas, neblinas, vapores, gases e substâncias ou produtos químicos em geral), físicos (ex.: ruído, vibrações, radiações, frio, calor, umidade) e biológicos (ex.: vírus, bactérias, protozoários, fungos, bacilos e parasitas). Decorrem, também, de problemas na organização do trabalho, ocasionando sobrecarga física ou mental.
Abril Verde
O Movimento Abril Verde se justifica por registrar duas datas relacionadas ao tema: o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril; e o dia 28, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Esse último tem origem em uma tragédia ocorrida em 1969, quando se registrou a explosão de uma mina nos Estados Unidos da América, em que morreram 78 mineiros.