A palestra de acolhimento foi ministrada pela tradutora, intérprete e coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor do IFMS, Suliane Kelly Aguirre de Barros, e contou com a participação da secretária de Assistência Social, Evair Gomes, do subsecretário de Desenvolvimento, Roberto Paes e da gestora da Casa do Trabalhador, Soliane Rodrigues.
Os cursos foram propostos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT/MS) – Procuradoria Regional do Trabalho 24ª Região, e serão ofertados pelo Campus Três Lagoas do IFMS. Foram abertas 100 vagas para os cursos de formação em Operador de Caixa e Informática Básica, nos períodos matutino e vespertino com carga horária de 20 horas. As aulas serão ministradas presencialmente.
Para participar da seleção, o interessado deve comprovar residência no município de Costa Rica ou em uma das cidades vizinhas, além da condição de deficiência física, auditiva, visual, intelectual, múltipla e/ou Transtorno do Espectro Autista (TAE), por meio de laudo ou atestado médico.
Cada estudante selecionado receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100 para o pagamento de despesas escolares. Para receber o benefício, o candidato deverá se comprometer a ter frequência mínima de 75% no curso.
As aulas de Informática Básica serão ministradas entre os dias 21 e 25 de março. Já o curso de Operador de Caixa ocorrerá entre 28 de março e 1º de abril.
O projeto prevê ainda a realização de uma palestra, no dia 28 de abril, voltada a empresários da região. Na ocasião, serão abordados aspectos da legislação no que tange à acessibilidade e inclusão trabalhistas.
Está prevista também a inauguração de um laboratório de Informática na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Costa Rica. A proposta é que o espaço possa dar continuidade a ofertas de formação a pessoas com deficiência.